Experiencias Nos Povoados Maias 14 dias 

Dia 1. Aeroporto Guatemala – Guatemala      
Recepção no aeroporto e traslado ao nosso hotel na cidade de Guatemala. Hospedagem no Hotel Panamerican.

Dia 2. Guatemala – Santa Lucia Utatlán – San Marcos 
Bem cedo traslado para Santa Lucia Utatlán, Coração da Floresta. Café da manhã. Faremos um curto percurso pela floresta e depois traslado ao Parque Ecológico Chuiraxamoló em Santa Clara La Laguna. Parada em COPIKAJ para uma demonstração de artesanato. Almoço preparado pela comunidade -ASUVIM na aldeia Paquip-, após o almoço, tour e demonstração de café. Na metade da tarde continuaremos até São Marcos La Laguna (a lagoa) para pegar uma lancha para o hotel. Jantar e Hospedagem no Hotel Casa del Mundo.

Dia 3. San Marcos – San Juan La Laguna (a Lagoa)
Café da manhã. Pela manhã saída de lancha para San Juan La Laguna. Recepção e acompanhamento de um guia comunitário da associação Rupalaj K’stalin, com quem visitaremos a associação de mulheres tecelãs Ixoq Ajkeem, elas farão uma demonstração de tingidos naturais e tecido com teares de cintura. Almoço na sala de jantar comunitária. Durante a tarde realizaremos a cerimônia de semeado da árvore e espiritualidade maia. Hospedagem Hotel Pamuelle.

Dia 4. San Juan – Santiago Atitlán – San Juan   
Café da manhã. Traslado em lancha à Santiago Atitlán. Recepção no cais e acompanhamento de um guia comunitário de ASOTUR, para visitar a Igreja, Maximón, ateliers de pintores e escultores. Almoço no restaurante comunitário do Grupo de Mulheres Panabaj. Após a refeição, visita à associação IIK Luna para uma demonstração interativa de elaboração de artigos de contas. Na metade da tarde, volta para San Juan La Laguna. Hospedagem Hotel Pamuelle.

Dia 5. San Juan La Laguna – Chichicastenango 
Café da manhã. Traslado em lancha até Panajachel, onde nos espera o transporte para continuar nossa viagem para Chichicastenango, na rota visitaremos o povoado de Concepção para conhecer sua igreja colonial. Na metade da tarde, chegada a Chichicastenango. Hospedagem Hotel Santo Tomás.

Dia 6. Chichicastenango – Nebaj – Aldeia Xix 
Café da manhã. Na manhã cedo, faremos uma visita ao povoado e percorreremos um dos mais famosos mercados indígenas de toda a América Latina. Almoço livre. Pela tarde, continuaremos para o projeto comunitário Novos Maias na aldeia Xix. Jantar e Hospedagem no Albergo Rech Tinamit “A casa do povo”.

Dia 7. Xix – a Rota Chayama – Xix 
Café da manhã. Acompanhados de um guia comunitário, daremos um passeio a pé e a cavalo de ida e volta desde a Aldeia Xix até a Comunidade Chacalté, onde o visitante terá a oportunidade de se aventurar na natureza, a história e a gastronomia da região. Degustação de Boxboles, prato típico da região. Retorno ao hostel. Jantar e Hospedagem em Rech Tinamit “A casa do povo”.

Dia 8. Xix – Nebaj – Biótopo Quetzal – Cobán
Café da manhã. Pela manhã sairemos para Cobán. De caminho, visitaremos o Biótopo do Quetzal, o hábitat natural da ave Pátria de Guatemala. Desfrutaremos da floresta nebulosa entre outras espécies de plantas e animais. Após a visita nos dirigiremos para Cobán. Hospedagem na Pousada Cobán.

Dia 9. Cobán – Candelária
Café da manhã. Saída cedo do hotel com direção às Covas da Candelária para explorar algumas das covas mais espetaculares que se encontram nesta comarca. Esta é uma das redes subterrâneas mais extraordinárias que existem no mundo. Almoço e jantar inclusos no hotel. Hospedagem Candelária Lodge.

Dia 10. Candelária – Uaxactún
Café da manhã. Saída muito cedo com rumo à selva peteneira. Chegaremos a Uaxactún, uma comunidade localizada dentro da reserva da Biosfera Maia. Almoço preparado pela comunidade. Na tarde, com o guia comunitário, visita do sítio arqueológico, extração de chiclete e xate, artesanato feito em tuza e madeira e convivência com a mesma comunidade. Jantar e Hospedagem na comunidade Uaxactún.

Dia 11. Uaxactún – Tikal – Petén 
Café da manhã. Hoje visitaremos a cidade maia de Tikal, a joia do Mundo Maia clássico. Almoço e traslado a Flores. Hospedagem Hotel Maya Internacional.

Dia 12.  Petén – Visita Antigua – La Antigua
Café da manhã. Pela manhã, traslado ao aeroporto para pegar um voo com destino a Guatemala. Recepção e traslado a la Antigua, cidade colonial declarada Patrimônio da Humanidade. Daremos um passeio pela Catedral, a Praça Central, principais monumentos e museus a visitar, assim como librarias, restaurantes, galerias de arte, etc. Tarde livre. Hospedagem Hotel Villa Colonial.

Dia 13. La Antigua
Café da manhã. Disporemos do dia livre para desfrutar de La Antigua, passeando pelas ruas de pedra, apreciando os estilos arquitetônicos de outrora ou bem descansando nas instalações do hotel. Hospedagem Hotel Villa Colonial.

Dia 14. La Antigua – Aeroporto Guatemala 
Café da manhã. Traslado ao aeroporto da cidade de Guatemala. Fim dos nossos serviços.

Experiencias Nos Povoados Maias

Uma viagem que oferece ao viageiro viver experiências culturais, naturais e humanas, compartilhando muito de perto, com as diferentes comunidades indígenas, o trabalho que realizam no seu dia a dia, seu estilo de vida e sua cultura, ao mesmo tempo permitindo desfrutar de lugares de surpreendente beleza natural e cultural.

Saída: Terças e Sábados.

Serviço: Privado. Mínimo: 2 Pax. Máximo: 14 Pax.

Idiomas: Espanhol – Inglês – Italiano